Porosidade Capilar - O que é ? Como Tratar?

20 de setembro de 2017




Olá bonitos e bonitas!

Hoje vamos falar um pouco sobre Porosidade Capilar.
A porosidade capilar é o que define o quanto nosso cabelo (fio) consegue absorver a água e as substâncias dos produtos que usamos no nosso cabelo.
A abertura das cutículas é que vai decidir o tipo de porosidade.


Podemos definir a porosidade em: alta, média ou baixa. Cada uma deve ser cuidada com tipos de cremes específicos para o tratamento como cremes de hidratação, nutrição e reconstrução.
Quanto mais abertas as cutículas do cabelo, menos nutrientes ficam retidos e quanto mais fechadas, menos nutrientes penetram no fio. O ideal é que a porosidade seja média. Cabelos com baixa porosidade também precisam ser tratados.


Teste de Porosidade:

Pra fazer o teste de porosidade você precisa somente de 1 copo com água em temperatura ambiente e um fio de cabelo, simples assim.
Coloque o fio de cabelo na água.


Porosidade Normal - Se o fio ficar submerso na água (no meio) ou se demorar a afundar, significa que está com porosidade normal (média) e que precisa de nutrição.

Alta Porosidade - Se o fio afundar, o cabelo está com porosidade alta, as cutículas estão abertas, ressecadas, sem reter umidade e absorção de nutrientes. Precisando de reconstrução.

Baixa Porosidade - Se o fio boiar, o cabelo está com baixa porosidade e as cutículas estão bem fechadas, significa que o cabelo tem dificuldade de reter água e absorver nutrientes. Precisa de hidratação.

Para melhorar, você pode fazer o Cronograma Capilar que envolve todas as etapas. Vou explicar melhor em outro post.

Eu fiz o teste de porosidade e veja o resultado assistindo o vídeo abaixo:




E aí, vocês já fizeram o teste? Conseguiram recuperar o cabelo?