Díário de Uma Gravidez: De Tentante A Gestante #5 Terceiro e Último Trimestre

15 de maio de 2015


Insônia, dor, peso, inchaço, câimbra, asia, trabalho, contrações antes da hora.

Olá pessoas lindas do meu coração! Tudo bem com vocês?
Eu voltei para contar oque aconteceu comigo no último trimestre de gestação. Foi tanta coisa que eu nem sei por onde começar, mas vamos lá.

No sétimo mês os enjôos já não existiam mais, porém começou a azia, a bendita me incomodava um pouco durante o dia, mas a noite ela era muito, muito forte a ponto de não conseguir dormir, tinha que colocar o travesseiro bem alto (leia também: Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas) sem contar a dor e o cansaço nas pernas. Por algumas vezes senti câimbras (leia também: Como tratar as câimbras na gravidez) com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, dormir quatro horas por noite era um privilégio. Quando tinha que levantar para ir trabalhar, estava exausta, mega cansada. Tudo isso pra mim era muito novo porque na minha primeira gestação não senti nada disso falei AQUI. Mas isso não era tudo, ainda tinha o inchaço que me deixava super pesada nunca tinha chegado a 60 quilos na minha vida, finalizei a gestação com 70 kilos, aff pra quem começou a gravidez com  52kg, 70 kilos era muito porque a maior parte desse peso estava concentrada na barriga. Na minha primeira gestação iniciei com 48 kg e cheguei a 64 kilos. Ganhar peso pra mim na gestação não era nenhum problema pois, de acordo com a nutricionista eu precisava ganhar dois kilos a cada mês por eu ser baixo peso.

Consegui trabalhar direito até o sétimo mês. Pedalava todos os dias, levava e buscava minha filha na escola, lógico que ela ia na bicicleta dela, mal dava para eu me aguentar, hahahaha. Ah! Eu esqueci de contar que tive que ser acompanhada por um obstetra específico em parto de alto risco, desde o quarto mês devido a infecção urinária muito forte. Usei antibióticos fortes para combater, fiquei uns dois meses ainda com a infecção, mas mesmo após ter sido curada, continuei sendo acompanhada pelo obstetra. Minha sorte, porque ao final do sétimo mês, início do oitavo (no dia 06 de Janeiro) meu bebê deu sinal de que iria nascer.
Na minha consulta do mês o médico após examinar alguns exames decidiu que eu teria que tomar duas injeções de Celestone Soluspan durante dois dias (medicação que ajuda amadurecer o pulmão do bebê). Essa medicação é indicada em caso de suspeita de parto prematuro. Tomei as duas primeiras injeções num dia e no início da madrugada, comecei a sentir contrações, dores fortes que não levavam mais que 30 segundos e que vinham de 20 em 20 minutos, porém elas começaram a vir em espaço menor de 15 em 15 minutos e depois de 10 em 10, parei na emergência do hospital e lá o médico de plantão fez toque e verificou que meu colo do útero estava fechado, não restando nada a fazer, somente me dar uma medicação para aliviar a dor e voltar pra casa. Então fui pra casa com dor e na madrugada a contrações voltaram a contecer, então pela manhã fui para uma cidade próxima em outro hospital, fui examinada, toque, exames de sangue e urina, ultrasson e após resultado, o bebê já estava na posição para nascer, a médica que me atendeu então resolveu passar a seguinte medicação Utrogestan (medicação que ajuda a segurar o bebê) e me deu 15 dias de atestado para fazer repouso absoluto. No dia 22 de Janeiro voltei a trabalhar, porém com ordens médicas trabalhava um dia sim e outro não até completar as 36 semanas para entrar de licença médica.

Então antes de entrar de licença fiz a minha última ultrasson gestacional, e essa fiz com doppler. A análise foi a seguinte, alça de cordão no pescoço, circular de cordão. Fiquei desesperada, mas fui orientada que não tinha nenhum problema, que muitas mulheres conseguiam fazer parto normal mesmo tendo o cordão umbilical do bebê enrolado no pescoço. Não me contive e esperei minha consulta com o médico que aconteceu no dia 03 de Fevereiro e perguntei o que ele achava sobre isso? Ele me explicou novamente a mesma coisa porém marcou minha cesária para 14/02/2015.

Continua no próximo post.

Como tratar as câimbras na gravidez

Como tratar as câimbras da gravidez


A presença de câimbras na gravidez é uma situação bastante comum e pode ocorrer em qualquer grávida, de qualquer idade. Frequentemente elas aparecem nas pernas e são causadas pela falta de cálcio e de magnésio no organismo.
Existem 3 formas de tratar as câimbras na gravidez, com o uso de cálcio ou magnésio, alongamentos e ajustando a alimentação. 
O que se deve fazer no momento da câimbra é alongar o músculo afetado, mas a alimentação e a suplementação evitam o surgimento de novas câimbras.

Tratamento para câimbras com alongamentos

No momento da câimbra é necessário alongar o músculo afetado. Para alongar a panturrilha e os dedos dos pés, pode-se fazer os seguintes alongamentos:
Para que o alongamento seja feito corretamente deve manter-se parada nesta posição por pelo menos 1 minuto. Isso vai impedir a câimbra, soltando o músculo, mas é possível que a região fique dolorida e por isso aplicar uma compressa morna e receber uma massagem nestes locais podem ajudar.

Tratamento para câimbras com suplementos

A suplementação com cálcio ou magnésio podem ser indicados pelo obstetra, quando a gestante apresenta câimbras frequentes. No entanto, é importante que esta suplementação seja feita com indicação médica porque pode interferir no parto, porque aumentam a flacidez do útero, evitando as contrações e o nascimento do bebê.

Tratamento para câimbras através da alimentação

Basta investir na alimentação correta comendo mais alimentos ricos em magnésio como banana, água de coco, aveia, espinafre, castanha-do-pará e amendoim para regularizar os níveis de cálcio e de outros sais minerais no organismo e assim evitar a recorrências das câimbras.




Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas

Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomasazia na gravidez

A gravidez é um dos períodos mais emocionantes na vida de uma mulher. Ao longo destes nove meses, ela passa por emoções intensas e faz muitas descobertas, algumas agradáveis e outras nem tanto como por exemplo o ganho de peso, náuseas, azia, etc. Hoje nos vamos falar sobre a azia na gravidez; este mal que causa tanto desconforto em mulheres grávidas pode ser amenizado através de algumas atitudes simples e eficientes.

Por que as mulheres têm azia na gravidez?

Também chamada de refluxo, a azia é caracterizada por uma sensação de queimação no estômago e na garganta. Ela ocorre na gravidez principalmente porque o o útero da mulher esta em em crescimento, pressionando o intestino e o estômago. Durante a gestação ocorre também um aumento do hormônio chamado progesterona na corrente sanguínea juntamente e o acúmulo de gases no estômago, o que torna a digestão mais lenta.
A azia na gravidez normalmente começa a aparecer a partir do segundo trimestre de gestação.
Para diminuir a sensação de queimação no estômago, é preciso fazer algumas modificações na alimentação, começando por evitar frutas cítricas, vinagres, mostardas, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos com grande quantidade de condimentos, café e refrigerantes.
azia na gravidez
Outras medidas que ajudam a aliviar a azia na gravidez:
– Evitar beber líquidos durante as refeições.
– Fazer de 5 à 6 refeições ao longo do dia. É Muito importante mastigar bem os alimentos.
– Evitar comer antes de dormir, pois quando você esta deitada, os ácidos estomacais sobem com mais facilidade.
– Sempre dormir em uma posição mais confortável, por exemplo, a posição semi-sentada pode ser uma boa opção, para isso, você pode fazer um encosto na cama com alguns travesseiros, ou mesmo procurar por travesseiros anti-refluxo, pois eles ajudam a manter a cabeça elevada e a evitar que ao ácidos subam durante a noite.
– Mascar chicletes apos as refeições estimulam as glândulas salivares e aumentam a produção de saliva.
– Usar roupas confortáveis e largas que não pressionem o estômago.
Tratamento
Pão e bolachas de água e sal ajudam a aliviar a azia na gravidez, pois absorvem o acido estomacal. Então, quando você sentir aquela azia, é só comer um pedaço de pão ou algumas bolachas.
Um remédio à base de magnésio poderá ajudar a diminuir a azia na gravidez, mas atenção:somente o seu médico poderá indicar o melhor remédio pra você. Não tome nada sem autorização médica, pois, alguns remédios possuem grande quantidade de sódio e podem prejudicar o desenvolvimento do seu bebê.


Dica do dia: #1 Kit berço barato

Olá meninas!
Hoje vim compartilhar com vocês o kit berço que eu comprei para meu bebê. Como disse antes, a grana anda meio curta, daí não queria comprar algo muito caro para não fugir do orçamento que estava bem apertado com  a obra e compra de móveis para casa, nada caro ou de luxo.
 Fui a uma cidade próxima a minha, quando quero comprar coisas mais em conta, sempre vou lá. Estava decidida a comprar um kit berço nesse dia. Fui em várias lojas de artigos e roupas para bebê e só encontrava kits no valor de R$ 300,00 pra cima mas eu não tinha essa grana toda, foi quando rodando e rodando pela cidade encontrei uma loja de bebê com preços amigáveis, hahaha.
Fui logo entrando e procurando oque eu tanto queria e de cara eu encontrei por um precinho mega camarada, lógico que não era de tão boa qualidade, mas não fugia do meu orçamento e depois eu poderia comprar outro melhor, só que eu precisava comprar essa peça para o enxoval do bebê.

O kit vinha com 9 peças pra berço americano e estava saindo somente por 149,99. O kit que eu realmente gostei com a cor que combinava com a parede do quarto, já estava vendido, mas eu não podia perder a oportunidade e só tinha mais um, daí resolvi comprar e como falei acima, compraria um outro melhor depois.



Ele veio muito bem embalado.





Esse modelo vem com enchimento removível, porém o enchimento é tipo uma lã acrílica e vinha solto dentro.




Aí eu tive uma ótima ideia, comprei 5 metros de tnt (que sobrou bastante) e resolvi forrar.




Coloquei os enchimentos em cima do tecido, recortei e comecei a costurar,
E olha só como ficou!


Agora já estreando no berço.

Bom meninas, pra mim foi um ótimo custo benefício, o meu filho tem onde dormir e mais protegido para não bater a cabeça na grade, contra insetos, sem contar que esse kit vem com trocador, que é ótimo. E eu encontrei uma lojinha na internet que vende kits dessa marca e até um parecido com o meu, segue o link:
http://babypassoapassoweb.com.br/kit-berco-boy-100-algodao-com-mosquiteiro-9-pecas-azul-manbilu.html


Espero que vocês tenham gostado da dica. Um grande beijo para todas e até o próximo post.

Diário de Uma Gravidez: De Tentante a Gestante #4 Segundo Trimestre - Sexo do Bebê | Escolhendo Berço Americano

12 de maio de 2015



Enjoo, sono,cansaço, descoberta do sexo do bebê e a escolha do berço.

Oi gente! Hoje venho contar para vocês como passei o meu segundo trimestre. Mas antes quero esclarecer que todas as postagens sobre o tema "gestante", são feitas a partir das minhas experiências e as dúvidas e dicas são pesquisadas de sites que abordam o assunto com esclarecimento de profissionais, e algumas até mesmo direcionada para os respectivos sites.

Chega de blábláblá e vamos ao que interessa.

O final dos três meses de gestação chegou e entrei no segundo trimestre. Achei que os enjôos iam passar pois na maioria das gestantes eles cessam no final dos três primeiros meses mas comigo não foi assim. No quarto e quinto mês eles ainda eram bastante fortes, no sexto mês eles ainda existiam mas já se tornaram menos frequentes.

O cansaço que muitas gestantes dizem melhorar também não passou, sentia muito sono durante o dia, no quarto e quinto mês dormia bem nas primeiras horas mas depois acordava várias vezes pra ir ao banheiro e com isso perdia o sono.

Fiz a ultrassonografia com 16 semanas e 6 dias e soube o sexo do bebê e para a felicidade de todos aqui em casa, adivinham só? Um meninooooooo. Ao saber o sexo fui logo escolher o berço do bebê e como a obra em casa deixava tudo uma loucura. Eu sabia que ainda não ia construir o quarto do neném porque a verba andava curta e ainda anda, e também nos primeiros meses não achava legal porque o espaço que tenho no terreno para fazer outro quarto não é tão próximo do meu, decidi então que o berço ficaria no meu quarto, mas aí vinha a dificuldade, estava comprando coisas novas, no meu quarto teria que caber o novo guarda roupa, a cama e ainda o berço, aff!
Então eu fui na loja e escolhi em mente os móveis que queria, daí peguei todas as medidas com o vendedor e voltei correndo para casa para medir o espaço que tinha no quarto, meu marido ficou louco comigo,achando que não daria, mas graças a Deus eu sei fazer conta direitinho hahaha e no final deu tudo certo. Vou fazer um vídeo em breve, um rom tour pelo meu quarto para mostrar pra vocês e também vou mostrar fotos do antes e depois.

A escolha do berço:

Decidi comprar o berço americano por três motivos:
Primeiro: suas medidas encaixavam perfeitamente no cantinho onde ficava meu antigo guarda roupa.
Segundo:o berço tem grade com corrediças. que possibilitam levantar e abaixar, facilitando colocar o bebê.
Terceiro: e é um berço que vira cama.
Achei super legal essa ideia pois quando meu filho tiver maiorzinho, ao invés de colocá-lo no berço retardando o seu amadurecimento, colocarei ele no mesmo local só que em forma de cama. Vá por mim, crianças precisam se desenvolver, isso é fato, mas cabe aos pais acompanhá-los e ajudá-los a superar cada fase.

Abaixo algumas dimensões de berços:





Fonte: banco de imagens Google

As dimensões do berço americano, variam de modelo para modelo.
Se você tem pouco espaço em casa, ou vai colocar o berço no seu quarto, como eu fiz, vale apena pedir todas as medidas ao vendedor para não errar na sua compra.

Eu adorei o berço que escolhi, porque além das vantagens citadas acima, ele ainda vem com rodinhas que facilitam a sua locomoção e com travas para fixá-lo onde quero.
O berço com rodinhas é bem interessante e é uma ótima escolha para mamães que vão colocar o berço no seu quarto e para aquela que não quer ter o trabalho de levantar da cama e ir buscar o bebê longe (principalmente se tiver feito cesária), é só colocar o berço encostadinho da cama, dá super certo.

Abaixo fotos do berço que comprei:





As dimensões do berço que eu comprei são:

1,14 cm de altura
1,45 cm de largura
0,82 cm de profundidade

O colchão para o modelo que comprei é de 0,80 cm.

Bom, é isso meninas. Já, já volto com com o terceiro trimestre.
Um grande beijo para todas e comentem aqui qual foi a escolha de vocês, vou adorar saber e dividir nossas experiências.

Louvor da Semana: Eu quero minha benção - Jozyanne

Créditos:  banco de imagens do Google

Olá povo lindo do meu coração! Tudo na paz?
Estou retornando com postagens aqui no blog e uma delas é o Louvor da Semana. Faz um tempão que não faço posts assim e confesso que estou sentindo a maior falta.

Quem me acompanha a um tempo sabe oque é esse tipo de post, mas pra você que caiu aqui no blog por acaso, vou explicar. O tema já diz por si só. O louvor da semana nada mais é que a escolha e compartilhamento do louvor que mais chamou a minha atenção na semana. Que mais falou ao meu coração.

Ainda não decidi se os posts desse tema serão no começo ou final da semana, mas senti uma vontade enorme de compartilha- lo hoje e cá estou eu!

Muitas vezes nos encontramos tristes em meio a espera das nossas promessas. Sabemos que quem prometeu é fiel para cumprir, mas estamos tão sedentos da realização de nossos sonhos, que esquecemos de clamar ao Senhor como deveríamos. Mas mesmo com dor, devemos colocar a nossa fé em ação e se for preciso chorar aos pés do Senhor para recebermos nossa benção.

A bíblia nos revela em 1 Samuel (leia) que havia uma mulher estéril e por isso amargurada de coração. Todo ano ela subia ao monte para adorar a Deus (repare que ela não parou de adorar) e um certo dia desses que ela foi adorar e sacrificar ao Senhor, ela começou a chorar e falar com ela mesmo, era uma conversa entre sua alma ferida e Deus. Nesse dia, talvez para ela mais um dia como os outros, de adoração e prantos, mas não para o Senhor, esse foi o dia escolhido por Deus para abençoa-la. Ana pode então realizar o seu sonho; ser mãe.

Eu quero dizer para você que há muito tempo espera por um milagre, não desista. Continue adorando ao Senhor, mesmo sem forças, adore. Clame a Ele, talvez hoje seja o dia da tua vitória, porque se Deus te prometeu algo, sua vitória já foi assinada e Deus está aguardando o dia certo para te entregar.

Louvor escolhido:

Espero que esse louvor venha edificar também a vida de vocês.
Beijos e até breve.