Diário de Uma Gravidez: De Tentante a Gestante #3 Primeiro Trimestre

27 de abril de 2015

Primeiro Trimestre: Enjôos, vômitos, cansaço e primeira roupinha do bebê.


Oieeeeeee! Como vocês estão? Espero que todos estejam bem.
Hoje vim contar pra vocês tudo que passei nos 3 primeiros meses de gestação.

Após o positivo no exame e contar para o esposo falei AQUI, o primeiro passo foi marcar uma consulta para iniciar o pré natal, ( leia também A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL).

Fui a primeira consulta no PSF (posto de saúde da família) no qual trabalho e o médico após ver o resultado, me passa uma ultra para fazer. Feito a ultra,(transvaginal) já estava com 6 semanas, para a minha surpresa estava com pouco mais de um mês. Também na consulta foi passado Ácido Fólico e Sulfato Ferroso para tomar, mas não consegui pois enjoava muito com ambos. Minha solução então, foi comprar o suplemento Materna.(Leia  também: A IMPORTÂNCIA DO SULFATO FERROSO E ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO).

Meu primeiro mês então já havia passado, não havia sentido nada exceto, o atraso na menstruação (leia também PRIMEIROS SINTOMAS DA GRAVIDEZ). Pouco depois da descoberta, começa alguns sintomas, o primeiro deles é o enjoo e junto com ele os vômitos.(Leia também: COMO PREVENIR OS ENJOOS MATINAIS E AS NÁUSEAS NA GESTAÇÃO). Os enjoos começavam assim que acordava e não paravam até a hora de dormir. Eram tão fortes, que enjoava com qualquer coisa, escovar os dentes, beber água, cozinhar então nem se fala. Ia trabalhar em cacos, por isso não conseguia postar aqui no blog com frequência e acabei deixando o blog um pouco de lado. Me sentia muito cansada, com um sono excessivo. Ia para o trabalho de bicicleta e quando voltava estava exausta, sem contar que já vinha pensando no que fazer para o jantar e o quanto enjoaria preparando. Sentia muita fome mas poucos minutos após comer, colocava tudo pra fora.

Estava aguardando ansiosa para passar logo esse período difícil e começar a sentir meu bebê mexer. No final do terceiro mês, começo a sentir uns tremores na barriga, tipo um celular vibrando. Momento lindo e único, embora fosse minha segunda gestação.

Estava tudo correndo muito bem com o bebê, a gestação ia fluindo perfeitamente. Fiz a primeira ultra, como contei acima, também fiz a ultra Morfológica. (Leia também:ESPECIALISTA ESCLARECE 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ULTRASSON NA GRAVIDEZ).
Ah já ia esquecendo de contar que ao saber que estava grávida, começamos a fazer a obra aqui em casa e a minha vida ficou um tanto a mais tumultuada, pois meu esposo que fazia a obra nos dias em que estava de folga, então quando eu chegava do trabalho, estava tudo sujo de cimento, poeira, essas coisinhas que a obra faz. Vou fazer postagens contando e mostrando o antes e o depois da obra.

Comparando as 2 gestações:

Como falei AQUI, não tive enjôos e cansaço na primeira gestação. Também comecei a sentir tremores no final do primeiro trimestre.
Engraçado que também estava em obra. Estavamos construindo a nossa casa no interior da cidade, área rural mesmo. A diferença é que ainda não estávamos morando na casa.

Abaixo, primeiro body que comprei para fazer a surpresa para minha filha e esposo, falei AQUI.




Quem está grávida aí? Me conta então como está sendo sua experiência. Vou adorar saber.

Beijos e beijos.

A Importância do Sulfato Ferroso e do Ácido Fólico na Gestação


 Oi minhas lindezas. Hoje vim contar pra vocês qual a importância dessas duas substâncias acima citadas na gravidez.

Que nós precisamos de uma alimentação balanceada e variada, todos já sabem. Devemos ter em nosso cardápio diário cereais, frutas, vegetais, gorduras mono e polinsaturadas, laticínios e carnes com pouca gordura. Entretanto as gestantes tem necessidades especiais e devem ficar atentas para o consumo de alguns nutrientes específicos tais como, o ferro e o ácido fólico.


SULFATO FERROSO: Para que serve e em quais alimentos é encontrado?

O ferro é um dos alicerces para a saúde e energia do corpo, ele se encontra em alguns alimentos específicos como carnes vermelhas, frango, peru, feijão, lentilha, vegetais de cores verde escuras como a couve, espinafre. A absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal é aumentada quando ingeridos junto com com uma fonte de vitamina C, como morango, limão, laranja e outros.

Na gravidez, há aumento elevado das necessidades deste mineral para suprir a expansão da massa eritrocitária da própria gestante, e para a formação do sangue da placenta e do feto e ainda, para compensar a perda durante o parto.

A dieta normal nem sempre é suficiente para suprir as necessidades de ferro na gestação, até porque a maioria das gestantes sofrem com os enjoos que levam a vômitos e que não deixam muitas vezes as vitaminas e minerais serem absorvidos pelo organismo. Por esse motivo, tem sido proposto a suplementação de 27mg/dia de ferro elementar ou sulfato ferroso a partir do segundo trimestre de gestação,(Isso não é uma regra pois o médico mesmo que acompanhou a minha gestação me prescreveu essa medicação desde o momento da descoberta da mesma) e de 9mg/dia para lactantes ou 10mg/dia para lactantes com idade a 18 anos.

ÁCIDO FÓLICO: Para que serve e em quais alimentos é encontrado?

O ácido fólico é a vitamina B9 do complexo B. Também é conhecido como folato, quando encontrado naturalmente nos alimentos.
Na fase gestacional, o ácido fólico é necessário para prevenir defeitos de fechamento do tubo neural, estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal que se fecha entre 22 a 28 dias após a concepção. O ácido fólico age como coenzima em várias reações celulares fundamentais e é necessário na divisão celular, principalmente quando há crescimento rápido.Por esse motivo, obstetras indicam essa vitamina para mulheres que estão tentando engravidar.

A suplementação do folato deve ser iniciada antes mesmo da concepção, mas como a gestação nem sempre é programada, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em ácido fólico diariamente, juntamente com a suplementação do mesmo. Assim a suplementação deve ser de 600 mcg/dia para gestantes, já para lactantes o uso recomendado é de 500 mcg/dia. Para mulheres que estão tentando engravidar é indicado 400 mcg/dia.

As principais fontes alimentares de ácido fólico são espinafre,feijão branco,aspargos, couve de bruxelas, soja e derivados.melão, maçã, gérmem de trigo, entre outros. Deve se porém evitar o cozimento prolongado dos alimentos, que pode destruir até 90% do ácido fólico.

FONTE: Nutritotal

OBS: O texto acima é de caráter explicativo, sendo assim válido apenas para esclarecer dúvidas. Toda medicação e qualquer medida a ser tomada deve ser orientada por um médico ou profissional extremamente qualificado.