A Importância do Sulfato Ferroso e do Ácido Fólico na Gestação

27 de abril de 2015


 Oi minhas lindezas. Hoje vim contar pra vocês qual a importância dessas duas substâncias acima citadas na gravidez.

Que nós precisamos de uma alimentação balanceada e variada, todos já sabem. Devemos ter em nosso cardápio diário cereais, frutas, vegetais, gorduras mono e polinsaturadas, laticínios e carnes com pouca gordura. Entretanto as gestantes tem necessidades especiais e devem ficar atentas para o consumo de alguns nutrientes específicos tais como, o ferro e o ácido fólico.


SULFATO FERROSO: Para que serve e em quais alimentos é encontrado?

O ferro é um dos alicerces para a saúde e energia do corpo, ele se encontra em alguns alimentos específicos como carnes vermelhas, frango, peru, feijão, lentilha, vegetais de cores verde escuras como a couve, espinafre. A absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal é aumentada quando ingeridos junto com com uma fonte de vitamina C, como morango, limão, laranja e outros.

Na gravidez, há aumento elevado das necessidades deste mineral para suprir a expansão da massa eritrocitária da própria gestante, e para a formação do sangue da placenta e do feto e ainda, para compensar a perda durante o parto.

A dieta normal nem sempre é suficiente para suprir as necessidades de ferro na gestação, até porque a maioria das gestantes sofrem com os enjoos que levam a vômitos e que não deixam muitas vezes as vitaminas e minerais serem absorvidos pelo organismo. Por esse motivo, tem sido proposto a suplementação de 27mg/dia de ferro elementar ou sulfato ferroso a partir do segundo trimestre de gestação,(Isso não é uma regra pois o médico mesmo que acompanhou a minha gestação me prescreveu essa medicação desde o momento da descoberta da mesma) e de 9mg/dia para lactantes ou 10mg/dia para lactantes com idade a 18 anos.

ÁCIDO FÓLICO: Para que serve e em quais alimentos é encontrado?

O ácido fólico é a vitamina B9 do complexo B. Também é conhecido como folato, quando encontrado naturalmente nos alimentos.
Na fase gestacional, o ácido fólico é necessário para prevenir defeitos de fechamento do tubo neural, estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal que se fecha entre 22 a 28 dias após a concepção. O ácido fólico age como coenzima em várias reações celulares fundamentais e é necessário na divisão celular, principalmente quando há crescimento rápido.Por esse motivo, obstetras indicam essa vitamina para mulheres que estão tentando engravidar.

A suplementação do folato deve ser iniciada antes mesmo da concepção, mas como a gestação nem sempre é programada, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em ácido fólico diariamente, juntamente com a suplementação do mesmo. Assim a suplementação deve ser de 600 mcg/dia para gestantes, já para lactantes o uso recomendado é de 500 mcg/dia. Para mulheres que estão tentando engravidar é indicado 400 mcg/dia.

As principais fontes alimentares de ácido fólico são espinafre,feijão branco,aspargos, couve de bruxelas, soja e derivados.melão, maçã, gérmem de trigo, entre outros. Deve se porém evitar o cozimento prolongado dos alimentos, que pode destruir até 90% do ácido fólico.

FONTE: Nutritotal

OBS: O texto acima é de caráter explicativo, sendo assim válido apenas para esclarecer dúvidas. Toda medicação e qualquer medida a ser tomada deve ser orientada por um médico ou profissional extremamente qualificado.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário